quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fruta de Farmácia

Chegou o momento pelo qual tanto esperei: meu pacotinho vai comer frutas e beber suco. Mês que vem virão as papinhas salgadas!!

Quando o pediatra deu essa notícia, qual não foi a minha surpresa ao ouvir de diversas fontes: "compra papinha pronta. É uma delícia!" Eu não tinha pensado nisso. Eu havia me preparado para comprar fruta fruta, dessas que não vêm em jarros ou ficam expostas em prateleiras de farmácia, e torná-las papinha ou suco.

Pensa bem: nós devemos comprar fruta da farmácia e shampoo na feira?


Foto aqui

É claro que há diversos tipos de comprometimento: nem todas as pessoas podem abrir mão de uma grande dose de praticidade. Não importa o motivo, a realidade da maternidade é complexa e envolve dar conta do marido e talvez de outros filhos, da casa que sempre demanda, da carreira, do animal de estimação... E as frutas de farmácia são mega práticas!

O Pedro ganhou um pote de Pêra da Nestlé. Eu fiz logo uma cara feia que não consegui esconder. O rótulo diz escancaradamente que há diversos ingredientes, mas exibe orgulhoso a frase "Sem adição de Açúcar".
Ué, pêra é pêra. Que outros ingredientes?

Vamos fazer um teste? Faça uma papinha de pêra comprada na feira, coloque-a num pote de vidro esterilizado com tampa de metal e guarde-a por 12 meses. Ao término desse tempo, abra o pote e... sirva ao seu pequeno. Não vai rolar, né?

Mesmo com essa carinha de boa moça aí de cima, a pêra de potinho guarda conservantes e outros segredos que não saberemos, do contrário, não continuaria linda e bela ao final do prazo de validade.

O Acidulante Ácido Cítrico encontra-se na pêra e na grande maioria das papinhas cujos rótulos eu li. Conversando aqui e ali, estudando na Internet e tal, eu descobri que o acidulante é um conservante retirado de frutas cítricas. Aparentemente natural, mas extraído industrialmente...

Outros sabores da fruta em potinho levam ainda amido e farinha de arroz, tais como a Maçã e a Ameixa. Agora me diz: qual fruta comprada na feira foi adicionada com amido ou farinha de arroz? Qual?

É claro que a fruta da feira pode ter recebido uma ajudinha do destino para ficar com aquela carinha linda e bela, tipo uma dose de agrotóxico. Nesse caso, você tem duas opções: oferece a fruta descascada e evita que seu filho coma todo o veneno que se deposita na casca ou compra produtos na banca de orgânicos. É bem mais caro, eu sei...

Alguns dos lugares que visitei para escrever sobre frutas de farmácia foram o Crianças na Cozinha (
http://pat.feldman.com.br/ ) e o blog da Vanessa Furquim (www.vidaempaz.wordpress.com ), ambos altamente inspiradores e informativos!! Não deixe de ler esse artigo: http://reinovegetal.wordpress.com/2009/10/17/isso-nao-e-comida-chambinho-ninho-2-em-1/
É iluminado!!

Não pense que eu julgo quem oferece fruta de pote ao filho. A idéia não é essa. Eu me preocupo que o excesso de propaganda possa nos guiar para uma escolha que não vá ser necessariamente a melhor para o nosso baixinho. Já imaginou??

Roberta.
baixomamae@gmail.com

5 comentários:

  1. Roberta, adoro o blog e suas dicas! Muito legal! Continue atualizando sempre, por favor! Hehehehe

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  2. Aline,
    muito obrigada! É bom ajudar. A maternidade inclui tanta coisa nova na vida da mãe, né?
    Um beijão!
    Roberta.

    ResponderExcluir
  3. Roberta!
    Vc está certíssima!!! Um dia no aperto vc até recorre ao potinho, mas tudo feito em casa é sempre mais saudável! Se o trabalho for muito vc pode sugerir pras suas leitoras fazer em casa e congelar. Assim, vc mantem os nutrientes (perde um pouquinho em relacao ao feito na hora) e nem se compara com as industrializadas. Isso tbem vale pras papinhas salgadas! Aqui em casa faço as sopinhas e congelo para a semana, as frutas são na hora! Mas amoooo uma cozinha!

    ps. nao sei como é ai no Rio, mas aqui conseguimos facilmente contatos com produtores de orgânicos, eles entregam em casa, sempre frutas e legumes da estação.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Sabrina,
    você definiu super bem: o potinho é para emergências, o freezer pode ajudar na correria do dia-a-dia e os orgânicos podem vir em casa. Eu uso o delivery do Elemento Orgânico: elementoorganico@hotmail.com . Só precisamos de paciência pois o excesso de chuva na região serrana mudou um pouco a vida de quem planta. Nada que não seja temporário.
    É bom tê-la de volta!!!
    Bjos.
    Roberta.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Roberta. Sem "xiitismo", mas com consciência, né? Afinal, ter um filho é um grande projeto, hoje muito longe de ser uma obrigação, uma fatalidade, graças a Deus. E grandes projetos merecem muita dedicação também. Não custa nada gastar um tempo preparando as comidinhas com aquele carinho de mãe, de avó, de tia.
    Adorei seu jeito de escrever.
    Bjs

    ResponderExcluir